Home / SUPLEMENTAÇÃO / Albumina – Como usar, Contraindicações e Efeitos colaterais

Albumina – Como usar, Contraindicações e Efeitos colaterais

albumina-naturovos-natural-500g_1-500x500

Como é vendido

Vendida em tabletes ou em pó.

Indicação

É uma proteína presente na clara do ovo e no leite. Indicada para pessoas cujo objetivo é o aumento de massa muscular. Ela possui uma boa variedade de aminoácidos, por isso é considerada uma proteína de boa qualidade para os atletas.

Além de fornecer aminoácidos para a síntese de proteínas ela possui diversas funções no sangue humano, onde está presente em altas quantidades. Ela auxilia regulação osmótica (regula distribuição dos líquidos dentro e fora da célula), auxilia no transporte de hormônios tireoidais, hormônios lipossolúveis e ácidos graxos livres.

Uso para prática de atividade física

Os suplementos de albumina são à base exclusivamente de proteínas e são altamente digestíveis. A albumina fornece aminoácidos essenciais em boas quantidades, sendo importante para a reposição de proteínas em atletas para recuperação e hipertrofia muscular, além de poder ser usada como fonte de energia.

 

Ela também se encontra a corrente sanguínea, exercendo diversas funções essenciais para o metabolismo durante o exercício, como controle da pressão arterial, transporte de hormônios e gorduras.

Contraindicações e efeitos colaterais

Anvisa permite o uso de albumina como alimento para atletas, sendo assim, não é recomendada para os que se exercitam por lazer ou estética, pois para estes casos, geralmente uma dieta balanceada é o suficiente. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico e crianças, gestantes e idosos, consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista e ou médico.

Altas doses de aminoácidos provenientes das proteínas ingeridas podem gerar sobrecarga no funcionamento do fígado e dos rins. Pessoas com problemas nestes órgãos devem obter liberação médica para seu uso.

 

Colaboração:
- Jomar Souza, médico especialista em medicina do exercício e do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBME
- Suzana Esper

Scroll To Top